ux / ui design, ux research, planejamento: bruno real
código: armando tomazzoni jr., alek botelho, danilo moura, felipe albacete, lucas barros, lucas krul, math ramalho e equipe jovem nerd
entrega: fev/2024
url: jovemnerd.com.br

Projeto de portal de conteúdo realizado para o Jovem Nerd.

CONTEXTO
O Jovem Nerd surgiu em 2002, parceria dos amigos Alexandre Ottoni e Deive Pazos. O projeto integra o ecossistema Magalu desde 2021 e hoje é uma das maiores plataformas de entretenimento do Brasil, apresentando podcasts, videocasts e conteúdo diário sobre filmes, séries, TV, games, tecnologia, ciência e outros temas.

DESAFIO
Em parceria com as equipes de tecnologia do Jovem Nerd e Luizalabs, minha responsabilidade como Product Designer do projeto foi compreender as diferentes frentes de atuação dos canais Jovem Nerd e a percepção do público com os produtos digitais da marca. Posteriormente, nosso objetivo foi reestruturar e atualizar a experiência de acesso e navegação, a partir da proposta de planejamento, experiência, interface e desenvolvimento de um novo portal de conteúdo para a marca.

Acompanhe as etapas de planejamento e desenvolvimento do projeto que estiveram sob minha responsabilidade:


PRIMEIRA ETAPA: PESQUISA
Realizamos um aprofundamento inicial, em colaboração com a equipe e os usuários, para identificar e considerar elementos essenciais no desenvolvimento de novas soluções para as próximas etapas dos produtos digitais Jovem Nerd. Nesse processo, foram conduzidas quatro pesquisas iniciais:

As pesquisas revelaram diversas descobertas que foram compartilhadas com toda a equipe do projeto por meio de relatórios específicos e sessões de brainstorm, permitindo um refinamento estratégico para as próximas etapas.

Exemplo de consolidação das descobertas iniciais das pesquisas realizadas



SEGUNDA ETAPA: PLANEJAMENTO E IDEAÇÃO
Nesta fase, propusemos uma nova arquitetura de informação e um mapa de navegação para guiar o desenvolvimento do projeto. Envolvemos toda a equipe no processo, garantindo que todas as perspectivas fossem consideradas. Isso resultou na criação de um documento unificado que serviu como base para as próximas etapas.

Exemplo de construção de arquitetura de informação e mapa de navegação do projeto



TERCEIRA ETAPA: DESIGN E PROTOTIPAÇÃO
Com base nos aprendizados das pesquisas realizadas e na arquitetura de informação aprovada, iniciamos o desenvolvimento de um estudo de padrões para composição do design system do projeto Jovem Nerd.

Partindo da identidade visual existente, apresentamos novas soluções para a paleta de cores, tipografia e componentes iniciais, assegurando uma evolução coesa e consistente do design.

Exemplo de apresentação das escolhas e construção dos estilos tipográficos do projeto

Exemplo de apresentação do sistema de cores do projeto

Desde o início, priorizamos a validação dos critérios de acessibilidade em todos os elementos do sistema visual. Implementamos um sistema que permite aos usuários alternar entre os modos de visualização claro e escuro, proporcionando uma melhor adaptação ao ambiente de leitura do portal de conteúdo.

Após a finalização do sistema de cores, realizamos um estudo para a “tokenização” e criação de associações contextuais, facilitando o desenvolvimento e escalabilidade do projeto.

Exemplo do sistema de cores e suas associações contextuais

Com a definição do sistema de cores, tipografia, espaçamentos e outros elementos técnicos de interface, desenvolvemos os componentes iniciais para a construção do projeto. Decidimos, neste momento, que além de garantir a esperada responsividade para diferentes dispositivos, o projeto também incluiria experiências específicas e otimizadas para as versões desktop e mobile.

Exemplo de componentes iniciais para desenvolvimento da interface do projeto

A partir dos componentes principais definidos, iniciamos a proposta para a interface das telas.

Exemplo HOME – Propostas para interface (versão desktop)

Exemplo HOME – Propostas para interface (versão mobile)

Exemplo PODCASTS – Propostas para interface (versão desktop)

Exemplo de tela finalizada para início de testes (PODCASTS – Home / versão desktop), destacando elementos-chave do design system e interface:

PODCASTS – Exemplo de tela finalizada para etapa de testes, destacando elementos-chave do design system e interface


QUARTA ETAPA: TESTES, FEEDBACK E ITERAÇÃO
Com a finalização de parte das telas previstas para a interface do projeto, realizamos mais duas pesquisas:

  • Pesquisa atitudinal, não moderada, para teste de conceito e feedback sobre protótipo do novo site Jovem Nerd (versão desktop), realizada remotamente com usuários e interessados presentes nos canais internos Luizalabs, com participação de 72 usuários;
  • Pesquisa comportamental através de estudo moderado de usabilidade, realizado remotamente com usuários dos canais Jovem Nerd, com participação de 10 usuários.

Para realização dos testes, desenvolvemos protótipos de média e alta fidelidade, permitindo o acompanhamento detalhado da navegação dos usuários pelos cenários planejados.

Exemplo de configuração de prototipação em alta fidelidade para teste de usabilidade e feedback, versão desktop.

Com base no feedback dessas pesquisas, ajustamos diversos elementos e fluxos de navegação. Essas alterações foram posteriormente testadas com a área de negócios durante o primeiro processo de homologação, resultando em novas modificações e melhorias até a finalização do produto para desenvolvimento.


QUINTA ETAPA: DESENVOLVIMENTO, FINALIZAÇÃO E RESULTADOS INICIAIS
Após o processo de desenvolvimento, realização de novos testes em código e a homologação pelas áreas de negócio, a proposta para o novo portal de conteúdo Jovem Nerd foi lançada. Confira o resultado pelo link: jovemnerd.com.br

Desde o lançamento, comparado ao antigo portal, observamos um aumento de 60% no total de pageviews mensais e um incremento de 40% na duração média da sessão, além de um aumento de 60% no número de páginas visualizadas por usuários. Todo o tráfego é orgânico, sem apoio de mídia paga. Além de oferecer uma nova interface e experiência de navegação, conseguimos atrair um público maior e prolongar o tempo de permanência e engajamento com os conteúdos do portal.